
O petróleo e a agressão ao meio ambiente:
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.
O mais recente vazamento de petróleo com graves conseqüências ambientais , com o afundamento de um petroleiro na costa da Espanha que transportava 77 mil toneladas de óleo combustível. O vazamento de óleo já atingiu as praias e as encostas da Espanha. Segundo as organizações ambientais, entre 10 a 15 mil pássaros foram afetados. Para o Greenpeace. Para minimizar os efeitos dos acidentes e vazamentos, existem várias iniciativas governamentais no Brasil. O objetivo é contribuir com avanços tecnológicos para auxiliar nos impactos ambientais causados pela atividade da indústria petrolífera. No Brasil, os dois últimos graves acidentes em oleodutos da Petrobras aconteceram no ano de 2000 e causaram grandes vazamentos na Baía da Guanabara e na Paraná.
Beneficios :
*Variedade de oportunidades
* Atualização tecnológica
* Competitividade
* Principal responsável pela riqueza de alguns Municípios
* Incentivo para a indústria nacional
* Empregos
"Todo riqueza sempre trará algum dano."
Nenhum comentário:
Postar um comentário